Então não é de surpreender que as crianças que leem diariamente obtenham melhores resultados nos testes escolares. Elas também desenvolvem um vocabulário mais amplo, têm maior conhecimento geral e possuem mais compreensão das outras culturas. E ainda contam com melhores habilidades de empatia.
Mas de quem é a responsabilidade de criar esse amor pela leitura? Vamos analisar como os professores e os pais podem trabalhar juntos para ajudar as crianças a desenvolver o amor pela leitura.
Claramente, os professores têm um papel importante a desempenhar, mas eles não podem fazer isso sozinhos. Os pais exercem a maior influência na vida da criança, principalmente nos primeiros anos de sua formação.
Os pais podem ajudar seus filhos a desenvolver o hábito da leitura de três maneiras simples:
Uma maneira de envolver os pais e entusiasmá-los para participar da leitura com seus filhos é realizar o Reading Together Challenge. Os desafios são voltados para crianças de 6 a 9 anos que estão aprendendo a ler em inglês. Provavelmente, elas também aprenderão a ler em sua língua materna, ao mesmo tempo. Nos próximos meses, vamos compartilhar um desafio de leitura em nossas páginas do Facebook semanalmente.
Pais e filhos podem se divertir juntos com cada um desses desafios enquanto leem por prazer. Os pais também podem fazer o download do Reading Together Stamp Card.
Cada vez que seu filho completar um dos desafios, ele pode assinar, carimbar ou colocar um adesivo no cartão. As crianças também podem recortar seu próprio carimbo original e colá-lo no cartão para criar uma colagem da qual possam se orgulhar depois.
Saiba mais sobre os Disney Kids Readers em nosso site.
Aqui está uma prévia dos cinco primeiros Reading Together Challenges!
Semana | Foco | Read Together Challenge | Observações |
1 |
Aprendizagem visual
|
Encontre a imagem ______________________ Desafie seu filho a encontrar coisas na história observando as ilustrações. |
Construção do vocabulário Alfabetização visual: procurar detalhes em uma cena Variações: - Quantas coisas iguais você pode encontrar? - Revezem-se encontrando coisas |
2 |
Texto
|
Onde estou? Comece a ler no topo de uma página e depois pare repentinamente. Diga: "Onde estou?" Desafie seu filho a apontar a última palavra que você disse quando parou de ler. Faça o mesmo várias vezes. |
Consciência do impresso: direção do texto, habilidades para rastreio de texto Habilidades de leitura: leitura à primeira vista Variações: - Utilize o audiolivro em vez de ler você mesmo |
3 |
Aprendizagem cinestésica
|
Momento da mímica Escolha uma página da história com bastante ação e movimento. Leia, fazendo uma pausa após cada frase. Desafie seu filho a fazer uma mímica para cada frase que você leia. |
Habilidade de compreensão auditiva: escutar todos os detalhes Movimento: Atividades de Resposta física total (TPR) Variações: - Utilize o audiolivro em vez de ler você mesmo |
4 |
Texto
|
M é de Maçã Desafie seu filho a encontrar palavras na história que comecem com uma letra específica do alfabeto. Diga "Encontre uma palavra que comece com a letra...!" Ele ganhará pontos extra se também conseguir ler a palavra. Faça o mesmo várias vezes. |
Fonética: reconhecimento inicial de letras e sons e decodificação de palavras Variações: - Diga o som /s/ em vez do nome da letra |
5 |
Aprendizagem visual
|
Desenhe uma imagem Deixe seu filho desenhar um cenário ou personagem favorito da história. Ele ganhará pontos extra por descrever um membro da família na imagem! |
Habilidades criativas: usar o desenho para reagir à história lida Variações: - Em vez disso, escreva sobre um cenário ou personagem favorito |
Confira nossa continuação do desafio em: Desenvolver o hábito da leitura: participe do desafio!
Como professor, você pode incentivar os pais de seus alunos a fazerem esse desafio de forma semanal. Não só é uma maneira divertida de adquirir o hábito da leitura com seus filhos, mas também é uma ótima maneira de fortalecer a conexão da casa com a escola.
Pais entusiasmados = alunos motivados + professores felizes!