Blog English Pearson

Participe do Reading Together Challenge!

Escrito por Por Pearson | 19/01/2022 19:58:22

Tenho pensado muito sobre como criar o hábito da leitura em nossos jovens alunos. Com isso, quero dizer encontrar maneiras de que leiam mais, de tudo e com mais frequência, para que desenvolvam um amor pela leitura que dure a vida toda. À medida que continuo me aprofundando na minha pesquisa em torno da leitura por prazer, as evidências são cada vez mais convincentes: De acordo com a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), "Desenvolver o prazer pela leitura foi considerado mais importante para o sucesso educacional das crianças do que o status socioeconômico de sua família."

Então não é de surpreender que as crianças que leem diariamente obtenham melhores resultados nos testes escolares. Elas também desenvolvem um vocabulário mais amplo, têm maior conhecimento geral e possuem mais compreensão das outras culturas. E ainda contam com melhores habilidades de empatia.

Mas de quem é a responsabilidade de criar esse amor pela leitura? Vamos analisar como os professores e os pais podem trabalhar juntos para ajudar as crianças a desenvolver o amor pela leitura.

O que os pais podem fazer para incentivar os filhos a ler?

Claramente, os professores têm um papel importante a desempenhar, mas eles não podem fazer isso sozinhos. Os pais exercem a maior influência na vida da criança, principalmente nos primeiros anos de sua formação.

Os pais podem ajudar seus filhos a desenvolver o hábito da leitura de três maneiras simples:

  • Lendo junto com seus filhos com a maior frequência possível, desde a mais tenra idade.
  • Certificando-se de que sempre haja livros em casa, sejam eles emprestados ou comprados.
  • Sendo um bom modelo para imitar, lendo e falando sobre os diferentes livros.

O Reading Together Challenge

Uma maneira de envolver os pais e entusiasmá-los para participar da leitura com seus filhos é realizar o Reading Together Challenge. Os desafios são voltados para crianças de 6 a 9 anos que estão aprendendo a ler em inglês. Provavelmente, elas também aprenderão a ler em sua língua materna, ao mesmo tempo. Nos próximos meses, vamos compartilhar um desafio de leitura em nossas páginas do Facebook semanalmente.

Pais e filhos podem se divertir juntos com cada um desses desafios enquanto leem por prazer. Os pais também podem fazer o download do Reading Together Stamp Card.

Cada vez que seu filho completar um dos desafios, ele pode assinar, carimbar ou colocar um adesivo no cartão. As crianças também podem recortar seu próprio carimbo original e colá-lo no cartão para criar uma colagem da qual possam se orgulhar depois.

Que tipo de desafios são esses?

  • Os desafios foram projetados para os Disney Kids Readers, mas deveriam funcionar com qualquer livro de histórias para jovens alunos de inglês.
  • Cada desafio visa um foco de aprendizagem diferente. No entanto, o mais importante é que pais e filhos se divirtam e riam enquanto se aconchegam no sofá para lerem juntos.
  • Esses desafios são projetados para praticar a língua inglesa e outras habilidades de alfabetização, mas os pais não precisam ser fluentes em inglês para realizar essas atividades.
  • Quando o desafio envolve os pais fazendo parte da leitura, eles podem utilizar os Disney Kids Audiobooks, se preferirem não ler.

 

Saiba mais sobre os Disney Kids Readers em nosso site.

Os Read Together Challenges de 1 a 5

Aqui está uma prévia dos cinco primeiros Reading Together Challenges!

Semana Foco Read Together Challenge Observações
1

Aprendizagem visual
______________________


Vocabulário
e
Alfabetização visual

Encontre a imagem

______________________

Desafie seu filho a encontrar coisas na história observando as ilustrações.
Diga "Encontre a foto de uma (árvore)!" Defina um limite de tempo contando até 10 enquanto ele procura a imagem. Faça o mesmo várias vezes.

Construção do vocabulário
Alfabetização visual: procurar detalhes em uma cena

Variações:
- Quantas coisas iguais você pode encontrar?
- Revezem-se encontrando coisas
2

Texto
______________________


Consciência do impresso
e
Habilidades de leitura

Onde estou?
Comece a ler no topo de uma página e depois pare repentinamente. Diga: "Onde estou?" Desafie seu filho a apontar a última palavra que você disse quando parou de ler.
Faça o mesmo várias vezes.
Consciência do impresso: direção do texto, habilidades para rastreio de texto
Habilidades de leitura: leitura à primeira vista

Variações:
- Utilize o audiolivro em vez de ler você mesmo
3

Aprendizagem cinestésica
______________________


Habilidades de compreensão auditiva
e
Movimento

Momento da mímica
Escolha uma página da história com bastante ação e movimento. Leia, fazendo uma pausa após cada frase. Desafie seu filho a fazer uma mímica para cada frase que você leia.
Habilidade de compreensão auditiva: escutar todos os detalhes
Movimento: Atividades de Resposta física total (TPR)

Variações:
- Utilize o audiolivro em vez de ler você mesmo
4

Texto
______________________


Fonética

M é de Maçã
Desafie seu filho a encontrar palavras na história que comecem com uma letra específica do alfabeto.
Diga "Encontre uma palavra que comece com a letra...!" Ele ganhará pontos extra se também conseguir ler a palavra.
Faça o mesmo várias vezes.
Fonética: reconhecimento inicial de letras e sons e decodificação de palavras

Variações:
- Diga o som /s/ em vez do nome da letra
5

Aprendizagem visual
______________________


Habilidades criativas

Desenhe uma imagem
Deixe seu filho desenhar um cenário ou personagem favorito da história. Ele ganhará pontos extra por descrever um membro da família na imagem!
Habilidades criativas: usar o desenho para reagir à história lida

Variações:
- Em vez disso, escreva sobre um cenário ou personagem favorito

 

 

Confira nossa continuação do desafio em: Desenvolver o hábito da leitura: participe do desafio!

Incentive os pais a se entusiasmarem com a experiência

Como professor, você pode incentivar os pais de seus alunos a fazerem esse desafio de forma semanal. Não só é uma maneira divertida de adquirir o hábito da leitura com seus filhos, mas também é uma ótima maneira de fortalecer a conexão da casa com a escola.

Pais entusiasmados = alunos motivados + professores felizes!

Referências

  • Research evidence on reading for pleasure, 2012, Equipe de pesquisa de padrões da educação, Departamento de Educação do Reino Unido

  • OCDE (2021), 21st-Century Readers: Developing Literacy Skills in a Digital World, PISA, OECD Publishing, Paris, https://doi.org/10.1787/a83d84cb-en.
  •  Rachel Wilson | Editora de Disney Kids Readers