Ensinar inglês exige muita atenção, cuidado, dedicação e criatividade do professor em sala de aula. Uma das maneiras de deixar a aula mais interativa e interessante é usar músicas em inglês com os alunos.
A utilização de músicas em inglês em sala de aula pode ser de grande valia para os professores. A tática deve ser utilizada sempre que possível, e é um modo diferente e inventivo de tornar a aula mais produtiva e proveitosa.
Todos sabem que a música é uma das manifestações artísticas mais belas, encantadoras e atraentes que existe. Entretanto, o que muita gente pode não saber é que a música possui um poder muito grande de entreter e engajar o ouvinte.
A música é utilizada para os mais variados fins, de tratamento de doenças e enfermidades, a venda de produtos. Entre os benefícios do uso da música no dia-a-dia, podemos listar:
Portanto, é visível que a música está presente em todas as horas do nosso dia, das mais variadas formas e distintos propósitos. Pensando em atrair e reter a atenção do ouvinte, este tipo de arte pode ser um importante aliado neste processo.
A música é uma ferramenta importante para aumentar o engajamento do público a que se destina. Sejam pessoas passando pela rua e que são convidadas a entrar em uma loja, seja a audiência na televisão. Da mesma maneira, ela também pode ser utilizada para aprimorar os processos de ensino-aprendizagem dos alunos.
E isso é válido para estudantes das mais variadas áreas do conhecimento, incluindo idiomas. Não é segredo para ninguém que as músicas em inglês são uma das formas mais tradicionais e gostosas de se aprender um novo idioma.
Além de conhecer novas palavras e formações de frases e orações, as músicas em inglês nos ajudam a compreender uma história. Elas também são usadas como forma de treino para quem já sabe falar ou se comunicar em inglês.
Sabemos, então, que as músicas em inglês possuem esse importante papel para quem quer aprender o novo idioma. Mas é possível ou recomendável lançar mão deste instrumento dentro da sala de aula?
Muitos professores podem acreditar que o uso de músicas em inglês só é válido para quem não frequenta uma aula de inglês. Esse pensamento está equivocado, já que a arte e a cultura são grandes aliadas da educação.
Portanto, usar músicas em inglês na sala de aula, além de deixar a aula mais divertida, pode auxiliar os alunos no aprendizado. Em primeiro lugar justamente porque a aula se torna mais dinâmica, atrativa e interessante.
No lugar de apenas ler livros e consultar o dicionário, ao usar músicas em inglês o professor transforma a dinâmica da aula. Assim, o período em que o estudante passa dentro da sala de aula não se torna enfadonho.
O mais importante objetivo de se utilizar músicas na sala de aula está intimamente ligado à aprendizagem dos estudantes. Ou seja, além de deixar a aula divertida, os alunos devem conseguir memorizar com mais facilidade o que estão aprendendo.
O uso desse sistema deve aperfeiçoar a pronúncia dos alunos e trabalhar a sua compreensão auditiva. No final das contas, assim como qualquer outra manifestação artística, a música também é uma forma de comunicação.
Além disso, o uso da arte para o aprendizado de outras línguas é uma forma de demonstrar o uso do idioma na prática. Conforme já dissemos, toda música conta uma história que é revelada com o passar dos refrões.
O treinamento da compreensão da história narrada, do significado do enredo e da moral das canções é o objetivo. Sem contar que ao ouvir músicas em inglês, os estudantes têm contato com gírias que podem passar despercebidas em livros e apostilas.
Contudo, devemos destacar a importância fundamental da escolha do repertório que o professor pretende utilizar. É imprescindível que sejam escolhidas canções que sejam compreensíveis de acordo com o nível de comunicação dos alunos.
É igualmente fundamental que o professor opte por cantores e grupos musicais que possuam uma boa pronúncia do idioma. Caso contrário, o processo pode se tornar difícil e estressante para o aluno, fazendo o professor desistir do método.
Agora você já conhece a importância de tocar músicas em inglês para os seus alunos. Então, vamos aproveitar e dar algumas dicas de músicas em inglês para você usar na sala de aula.
Lembrando que existem muitas outras canções, cantores e bandas que podem ser utilizados também. Esta lista não restringe o uso do professor, trata-se, apenas, de algumas indicações e sugestões que podem ser usadas.
Então, aqui vão 10 sugestões de músicas em inglês que o professor pode utilizar em sala de aula com os alunos:
Além de uma melodia e uma harmonia encantadoras, essas músicas em inglês possuem letras e refrões de fácil compreensão. Seus intérpretes também possuem ótima pronúncia, facilitando o entendimento dos alunos na sala de aula.
É sempre importante lembrar que o professor pode - e deve - usar a criatividade para deixar a aula mais interessante. Quanto maior o engajamento dos alunos, melhores serão os resultados da aprendizagem.
Sendo assim, além de usar as músicas desta lista, e outras da sua própria playlist, o professor também pode usar a imaginação. Neste sentido, pode-se combinar com os estudantes de eles interpretarem as canções de suas bandas favoritas.
Outro recurso, ainda mais desafiador, é incentivar a criação das próprias músicas pelos alunos. Além de apresentar os dotes musicais, os estudantes têm uma oportunidade única de treinar o inglês de uma maneira completamente distinta.
Então, agora que você já sabe porque utilizar músicas em inglês na sala de aula, confira nosso blog para sugestões e dicas de como deixar sua aula muito mais atraente e divertida para seus alunos.