A leitura é uma das primeiras e mais importantes formas de comunicação que o homem desenvolveu. Apesar de existir há milhares de anos, a leitura permanece sempre atualizada, como uma ferramenta indispensável de aprendizagem. Todas as culturas e povos atualmente utilizam a leitura para expandir o conhecimento das pessoas.
Além disso, os livros e outros materiais para leitura são utilizados com o objetivo de educar e alfabetizar. A leitura é recomendada para pessoas de todas as idades, independentemente do seu gosto e de sua preferência. Para as crianças, a leitura tem o poder de contribuir com a alfabetização e o ensino das primeiras palavras. Para os adultos, os livros são uma das maneiras mais criativas de contar histórias e transmitir informações.
A leitura é uma excelente companheira de todas as horas, estando ao nosso lado nos mais variados momentos, como:
Em toda ocasião, a leitura e os livros nos fornecem algum tipo de aprendizado, seja com informação, seja com entretenimento.
E se dissermos que a leitura é importante para aprender e nos informar, o mesmo vale para livros escritos em outro idioma. Utilizar livros para aprender inglês é uma das maneiras mais gostosas de estudar e compreender significados.
No início você pode ter medo de não entender o livro, mas é preciso dizer que se você se permitir essa experiência, você vai se surpreender em muitos sentidos. A começar porque você terá à disposição os escritos originais de um autor, com sua própria assinatura. O uso dos termos, a escolha das palavras e a combinação de frases tem um sabor especial quando sabemos que vêm direto da fonte.
E não pense que usar livros para aprender inglês é coisa para quem já está acostumado, não. Ao contrário, a leitura de livros em outro idioma é totalmente adaptável para pessoas em todos os níveis de inglês. Tanto para quem está iniciando o aprendizado, quanto para quem já possui certa experiência.
O indicado é pesquisar e escolher uma leitura que seja mais próxima do seu nível de inglês. Utilizar livros para aprender inglês é imprescindível, tanto em sala de aula como extraclasse para complementar os estudos.
Durante os momentos em que você estiver fora do ambiente escolar, os livros serão a companhia do seu aprendizado. E eles podem ser trabalhados juntamente com seu professor por indicação com base no que estiverem estudando do material didático.
Algumas leituras que podem ser recomendadas pelo professor de inglês com o intuito de aprimorar a aprendizagem são:
Você pode escolher o livro para aprender inglês que você mais gosta, inclusive algum que já tenha lido em português. Como a história proporciona uma imersão do leitor e o seu envolvimento emocional, o aprendizado é facilitado.
Desta forma, o leitor pode expandir seu vocabulário, além de incorporar estruturas gramaticais em outro idioma. E tudo isso ocorre sem você perceber que está aprendendo, por conta do prazer e do entretenimento.
Confira: 7 dicas para conquistar a fluência em inglês
Além de extremamente prazeroso, usar livros para aprender inglês é também uma atividade educativa. Se você já tem certo nível de fluência em inglês, mas deseja expandir seu vocabulário, essa é uma ótima recomendação. A inclusão em sua rotina da leitura em outro idioma e de livros para aprender inglês pode ser um enorme diferencial.
Sentar-se para ler na língua inglesa acompanhado de um dicionário é uma excelente estratégia para conhecer novos termos. Aos poucos, você passará a utilizar cada vez menos o dicionário e estará com maior confiança para a leitura. Além disso, a familiaridade com os termos começa a fazer parte da sua leitura, facilitando sua compreensão.
A leitura de jornais e revistas que apresentam notícias que você está inteirado pode te ajudar neste processo. Além de conhecer a visão de jornalistas, escritores e autores de outras culturas, você também vai incrementar a sua fluência.
E o mesmo vale para autores e autoras de livros de história, que nos contam a sua visão sobre os fatos. Com a leitura no idioma original, podemos perceber as nuances que permeiam a construção de uma história.
A fim de ajudar nossos leitores a iniciarem suas leituras em inglês, vamos dar algumas dicas:
Primeiramente, é importante que você perca o medo da leitura de um livro, revista ou jornal em outro idioma. Aventure-se em uma nova experiência, que te permitirá conhecer o outro lado de uma história.
Escolha uma obra que você já possua alguma familiaridade, seja por autor ou por título. Dependendo do livro escolhido, pode haver algum termo, palavra ou frase mais específico que te desafiará.
Nada de desistir. Por isso, a prática de ler livros em inglês deve, ao menos num primeiro momento, ser acompanhada de um dicionário. Tente entender o contexto e se precisar, anote as palavras que tiver dificuldade e consulte nele para ver o significado.
Leia com calma, tranquilidade, em um local sossegado e sem interrupções e, principalmente, no seu ritmo. Não queira chegar ao fim de uma obra para simplesmente acabar a leitura. Aprecie cada linha, cada momento.
Assim como tudo na vida, a leitura também é uma habilidade que deve ser estimulada sempre. Portanto, quanto mais você conseguir ler, melhores serão os seus resultados.
Se você gostou das dicas de como usar livros para aprender inglês, fique por dentro de todas as nossas novidades do idioma no blog.
E agora que você já sabe como aprimorar seus estudos de inglês, saiba que a Pearson possui as melhores soluções para certificação do idioma que te ajudarão com oportunidades e viagens.