As datas comemorativas na escola são momentos muito importantes para a convivência dos alunos e professores. E isso é válido para as aulas de inglês, que também podem aproveitar o calendário para celebrar e estudar.
As festas são um ótimo estímulo para a socialização, e um grande momento para aproximar as pessoas. Além disso, as datas comemorativas na aula de inglês são uma janela de oportunidade especial para o aprendizado.
A inserção de termos e expressões próprias das comemorações é uma maneira inteligente e criativa de aprender inglês.
Quer saber melhor quais são e como aproveitar essas datas comemorativas na escola? Acompanhe a seguir!
O aprendizado criativo
A língua de uma nação é uma das manifestações culturais mais naturais e legítimas de um povo. Aprender a falar outro idioma requer muita vontade e desejo de aprofundar os conhecimentos sobre um país.
Neste sentido, conhecer algumas características de um povo pode fazer toda a diferença para quem deseja aprender mais.
O aluno que quer aumentar seu conhecimento precisa ter recursos para se informar da melhor forma possível.
O professor e a escola podem utilizar meios criativos e imersivos para os alunos dominarem o novo idioma.
Mais que o ensino teórico, a prática através da convivência com a cultura e com a realidade é extremamente eficiente.
Sendo assim, é possível ter alguns métodos como:
- Simulados de entrevistas de emprego;
- Gincanas e brincadeiras utilizando gírias e termos próprios do idioma;
- Receitas de pratos estrangeiros que podem ser compartilhadas entre os alunos;
- Concurso musical com repertório internacional;
- Comemoração de datas comemorativas na escola.
E tudo isso pode ser incluído na rotina de aprendizado dos alunos também nas aulas de inglês. Como resultado, a escola pode perceber o aumento do engajamento dos alunos em todas as demais atividades da instituição.
Veja O que são Competências Socioemocionais e como desenvolver nos alunos.
Como todos gostam de festa, a escola deve aproveitar as comemorações para proporcionar ensino com lazer para todos. Inserir a celebração de datas comemorativas na escola é uma forma de reter os antigos clientes, e atrair novos alunos.
Além disso, as datas comemorativas na escola possibilitam ainda que os professores trabalhem termos em inglês. Como atividade prática, as festas permitem que os alunos aprendam palavras, expressões e frases típicas da cultura e de um povo.
Gastronomia e culinária, músicas e danças, vestimentas e adereços são algumas características próprias das festas. Estas são excelentes oportunidades para enriquecer e dinamizar os processos de aprendizagem.
Entretanto, nem todas as datas comemorativas podem fazer sentido para as aulas da instituição. Para não errar a mão na hora de definir o calendário, os gestores devem levar algumas particularidades em consideração.
A cultura do povo, a qual país pertence determinada festa, e a data exata no calendário são alguns pontos que merecem atenção. A escola precisa selecionar quais são as datas que mais se adequam à sua proposta de ensino aos alunos e como cultura na comunidade.
Para proporcionar momentos agradáveis para todos os alunos, a gestão deve:
- Entender quais datas fazem sentido para a escola;
- Fazer um calendário escolar em conjunto com professores;
- Buscar inspirações na concorrência e no mercado;
- Adaptar atividades para as faixas etárias;
- Compreender datas importantes nos países de língua inglesa;
- Explicar a origem histórica das datas comemorativas na escola.
Vamos falar com mais detalhes sobre todas essas questões, levando em conta a rotina de uma escola de inglês.
Entenda quais datas fazem sentido para a escola
Nem todas as celebrações e festas fazem sentido para a aula de inglês, certo? Principalmente, e logicamente, se a comemoração não pertence a nenhuma nação de língua inglesa.
Por mais bela e importante que seja uma festa, a dica aqui é aproveitar o respaldo da cultura para proporcionar aprendizados. Então, alunos, professores e diretoria devem selecionar as festas típicas de povos que falam inglês.
Faça um calendário escolar em conjunto com professores
O importante é que as datas comemorativas na escola se tornem uma rotina anual, uma cultura da instituição. Além de ser um ótimo recurso para o marketing, as celebrações marcam também o posicionamento da escola na comunidade.
Com o calendário em mãos, os alunos já fazem a matrícula sabendo o que esperar ao longo do ano.
Busque inspirações na concorrência e no mercado
A inspiração na concorrência, também chamado de benchmarking, é uma das importantes ações que devem ser tomadas. É importante lembrar que não é interessante copiar o que outras escolas fazem, mas tê-las como fonte de inspiração.
E essa inspiração pode vir até mesmo de outros mercados ou de escolar em outros países.
O que não pode faltar nos livros infantis em inglês da sua escola?
Adapte atividades para as faixas etárias
O intuito é que todos os alunos tenham uma experiência interessante, aproveitem a data e consigam aprender. Então, nada de colocar alunos jovens e adultos em atividades infantis, nem o contrário.
As datas comemorativas na escola devem ser momentos de interação e diversão, e a atenção à faixa etária é fundamental. Algumas atividades até podem ser praticadas em conjunto, mas redobre a atenção para otimizar a experiência de todos os alunos.
Compreenda datas importantes nos países de língua inglesa
Uma breve pesquisa pode ajudar a encontrar quais são as datas festivas mais importantes de cada povo. Assim como o carnaval é um marco do calendário brasileiro, existem festas grandiosas em outras nações.
Observe com atenção o calendário, o dia e o mês em que a festa é celebrada, e qual a sua origem. Quais as músicas que fazem a trilha sonora do festejo, a culinária, os trajes entre outros pontos essenciais para se fazer uma festa típica.
Explicar a origem histórica das datas comemorativas na escola
As datas comemorativas na escola devem ser exploradas ao máximo. Nesse sentido, cabe mostrar as circunstâncias de sua origem, os contextos sociais e costumes da época, por exemplo. Fazendo assim até parcerias em diversas disciplinas e integrando os professores.
E focando nesse objetivo, algumas atividades como festas à caráter para cada data, com pratos típicos do seu povo e representações de sua história e sociedade, ou mesmo filmes que o retratem, são ricas alternativas.
Dessa maneira, todos internalizam as histórias dessas datas comemorativas na escola, ao passo que aprendem naturalmente a língua inglesa e aprendem mais sobre sua cultura e história.
Sugestões de datas comemorativas na escola
Algumas ideias de festas tradicionais que podem ser comemoradas na escola são:
- 14 de fevereiro - Valentine’s Day (Dia de São Valentim)
- 14 de março - Saint Patrick’s Day (Dia de São Patrício)
- 11 de abril - Easter (Páscoa)
- 2º domingo de maio (Brasil) - Mother's Day (Dia das Mães)
- 31 de outubro - Halloween (Dia das Bruxas)
- Última quinta-feira de novembro - Thanksgiving Day (Dia de Ação de Graças)
- Última sexta-feira de novembro – Black Friday
- 25 de dezembro - Christmas (Natal)
Além destas, é importante ficar atento a algumas comemorações pontuais, ou que não ocorrem sempre. Eventos esportivos como as Olimpíadas e a Copa do Mundo de futebol acontecem uma vez a cada quatro anos, e é uma celebração muito interessante para a cultura e para muitas matérias da escola.
Agora você já sabe como implementar datas comemorativas com seus alunos nas aulas. Aproveite a força da comunidade escolar para fazer com que todos participem da organização também.
Esse tipo de atividade escolar não só gera um diferencial para a instituição, como aumenta a eficácia do aprendizado e gera um maior engajamento dos alunos. Com isso você terá alunos mais interessados na aula e com uma evolução maior para ser fluente no inglês.
Confira algumas opções de materiais paradidáticos Pearson que irão complementar suas aulas também para um inglês completo. E preencha o formulário abaixo para conhecer a solução completa de inglês para sua escola se destacar.
Deixe um comentário