Direitos de aprendizagem e desenvolvimento, interações e brincadeiras, campos de experiência, intencionalidade educativa e concepção de criança são algumas das especificidades presentes no Base Nacional Comum Curricular (BNCC) da Educação Infantil, documento que, desde a sua aprovação em 2017, tem como pressuposto nortear a reelaboração de currículos escolares em todo o país.

O ensino de língua inglesa na educação infantil é o primeiro contato com o segundo idioma para a maioria das crianças em escolas regulares, muitas delas privadas, e a oferta de um ensino de qualidade nesse período importante de aprendizado amplia repertório linguístico e cultural já na primeira infância.

Pensado para o cenário brasileiro de educação, a BNCC pode ser um grande aliado do professor no momento de planejar suas aulas para a etapa da educação infantil. Confira alguns motivos para isso:

1. Para os teachers o documento apresenta estudos sobre a infância para aprofundamento no tema e a leitura e compreensão das especificidades da BNCC dão o auxílio para você planejar suas aulas conforme a faixa-etária.

2- Os campos de experiência nos trazem possibilidades de explorar e integrar as áreas dos conhecimentos sugeridas pelo documento.

3- Diversificar as atividades nem sempre é tarefa fácil para o professor da educação infantil, mas ao conhecer e revisar os seis direitos de aprendizagem e desenvolvimento e as intencionalidades educativas listadas pela BNCC, podemos criar dinâmicas para as aulas com vivências mais assertivas para as crianças.

4- Os objetivos de aprendizagem e desenvolvimento podem ser adaptados para as habilidades na língua inglesa e a avaliação do professor de língua pode partir da observação de como cada criança se aproximou deles durante as atividades propostas.

5- Para ir além, o professor de língua inglesa e o pedagogo podem pensar em práticas de maneira colaborativa e planejar suas aulas com maior alinhamento.

PEARSON-ENGLISH-ICONES-BLOG-seta

  

Como montar uma aula de inglês

  

Se você gostou dos 5 motivos apontados aqui, venha praticá-los no nosso workshop “As contribuições da língua inglesa para educação infantil com a BNCC” que irá acontecer no dia 19/05 às 18h.

 

PEARSON-ENGLISH-BANNER-BLOG-ebook

 

Samantha Bernardo

Academic Consultant Pearson Academic Services

Inscreva-se em nosso Blog

Deixe um comentário

Posts relacionados