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Por que oferecer certificações na sua escola de idiomas?

Escrito por Pearson | 20/10/2021 21:54:27

As certificações de proficiência em inglês confirmam que o aluno é capaz de se comunicar no idioma. Veja por que oferecê-las na sua instituição!

Por que oferecer certificações na sua escola de idiomas?

As certificações de proficiência são testes aplicados nos alunos com o objetivo de avaliar como está o seu conhecimento em relação ao inglês. Para isso, analisam algumas habilidades, como leitura, escrita, escuta e fala.

Existem diversas provas desse tipo no mundo inteiro, sendo as mais famosas o PEIC, TOEFL, o TOEIC e o IELTS. Neste artigo, você vai entender melhor como elas funcionam e por que oferecê-las em sua escola de idiomas.

O que são as certificações de proficiência?

Basicamente, são metodologias que avaliam o conhecimento do estudante e comprovam se ele é capaz de se comunicar em inglês.

 

São exigidas em algumas instituições de ensino, como parte do processo de seleção e matrícula do aluno. Além disso, costumam ser solicitadas em vagas de trabalho no exterior, mas também podem ser pedidas por empresas que atuam no Brasil, caso o contato com estrangeiros seja necessário.

 

Dessa forma, o estudante que comprova a sua proficiência consegue enriquecer o seu currículo, o que aumenta as chances de conquistar oportunidades.

Por que oferecer certificações na sua escola de idiomas?

Como você deve ter percebido, as provas de proficiência podem ser um fator decisivo para alunos que buscam um curso de inglês.

 

Nesse sentido, veja, a seguir, por que a sua escola de idiomas deve oferecer esse tipo de teste para os estudantes.
 
→ Leia também: 5 serviços inovadores que a sua escola de idiomas pode oferecer

 

Aumenta a visibilidade no mercado

 

Não são todas as instituições de ensino que oferecem essas provas para seus alunos. Portanto, aquelas que fazem isso acabam por se destacar da concorrência.

 

Ou seja, é um diferencial que aumenta a visibilidade no mercado. Outra vantagem é que a escola de idiomas começa a atrair grupos específicos de estudantes, que pensam em fazer o teste e tirar a certificação.

Gera mais valor

Para oferecer uma prova de proficiência, a instituição de ensino passa por uma série de avaliações dos órgãos aplicadores.

 

No entanto, muitas escolas de idiomas não conseguem ofertar essas certificações, pois não são capazes de atender aos requisitos exigidos e passar na seleção.

 

Por outro lado, as que cumprem as determinações dos órgãos aplicadores mostram que têm nível de excelência. Assim, também se destacam no mercado.

Estimula a indicação

 

Os alunos que passaram pelo exame de proficiência e conseguiram conquistar suas certificações tendem a indicar a instituição de ensino para outros estudantes que também se interessam por elas.

 

 

Ou seja, isso incentiva o tradicional marketing boca a boca, o que melhora a imagem da escola de idiomas perante o mercado.

 

 

Além disso, famílias com filhos mais novos vão buscar essa mesma empresa quando eles quiserem aplicar para a certificação.

 

Melhora a qualidade do ensino

 

Escolas de idiomas que procuram oferecer provas de proficiência tendem a potencializar ainda mais os seus serviços.

 

 

Afinal, para atender às exigências dos órgãos reguladores, elas precisam fazer algumas adaptações, que incluem melhorar suas atividades pedagógicas.

 

 

No entanto, essas melhorias devem ser mantidas, pois as instituições de ensino passam por fiscalizações frequentemente.

 

 

Isso garante que a escola de idiomas não vai perder a qualidade, mesmo que passe por uma mudança de corpo docente ou gestão. Ou seja, é uma garantia e tanto, que ainda ajuda a reter alunos.
 

 

Coloca estudantes nas melhores instituições do mundo

 

Certamente, os alunos que conseguem se certificar vão aplicar para universidades ou empresas renomadas em outros países.

 

 

A escola de idiomas estará sempre atrelada a eles, podendo mencionar que foram seus estudantes, conseguiram o certificado e conquistaram boas oportunidades.

 

 

Consequentemente, isso também influenciará em sua imagem, fazendo com que se torne mais conhecida e procurada por outros alunos.

 

Ajuda a formar o melhor corpo docente

 

Naturalmente, para preparar os estudantes para os testes de proficiência, a escola de idiomas deve contar com os melhores professores.

 

 

Portanto, a instituição de ensino deve ser mais exigente em seus processos seletivos e oferecer oportunidades de capacitação, pois precisa atender às orientações dos órgãos aplicadores.

 

 

É uma melhoria que impacta o negócio de todas as formas e proporciona ganhos para alunos, famílias e professores.

 

Estimula parcerias

 

Provavelmente, existem escolas de idiomas pequenas em sua região que não conseguem aplicar exames de proficiência.

 

 

Por meio de uma parceria vantajosa para ambas as partes, essas instituições de ensino podem encaminhar seus alunos para que eles também conquistem suas certificações.

 

 

Essa é uma maneira de aumentar os lucros do seu negócio, além dos ganhos extras que ele já terá por conta dos pontos que explorarmos nos tópicos anteriores.

 

Tem dúvidas sobre como funciona um teste de proficiência e como oferecê-lo em sua escola de idiomas? Entre em contato conosco para saber mais.