Ou seja, é um diferencial que aumenta a visibilidade no mercado. Outra vantagem é que a escola de idiomas começa a atrair grupos específicos de estudantes, que pensam em fazer o teste e tirar a certificação.
Gera mais valor
Para oferecer uma prova de proficiência, a instituição de ensino passa por uma série de avaliações dos órgãos aplicadores.
No entanto, muitas escolas de idiomas não conseguem ofertar essas certificações, pois não são capazes de atender aos requisitos exigidos e passar na seleção.
Por outro lado, as que cumprem as determinações dos órgãos aplicadores mostram que têm nível de excelência. Assim, também se destacam no mercado.
Estimula a indicação
Os alunos que passaram pelo exame de proficiência e conseguiram conquistar suas certificações tendem a indicar a instituição de ensino para outros estudantes que também se interessam por elas.
Ou seja, isso incentiva o tradicional marketing boca a boca, o que melhora a imagem da escola de idiomas perante o mercado.
Além disso, famílias com filhos mais novos vão buscar essa mesma empresa quando eles quiserem aplicar para a certificação.
Melhora a qualidade do ensino
Afinal, para atender às exigências dos órgãos reguladores, elas precisam fazer algumas adaptações, que incluem melhorar suas atividades pedagógicas.
No entanto, essas melhorias devem ser mantidas, pois as instituições de ensino passam por fiscalizações frequentemente.
Isso garante que a escola de idiomas não vai perder a qualidade, mesmo que passe por uma mudança de corpo docente ou gestão. Ou seja, é uma garantia e tanto, que ainda ajuda a reter alunos.
Coloca estudantes nas melhores instituições do mundo
Certamente, os alunos que conseguem se certificar vão aplicar para universidades ou empresas renomadas em outros países.
A escola de idiomas estará sempre atrelada a eles, podendo mencionar que foram seus estudantes, conseguiram o certificado e conquistaram boas oportunidades.
Consequentemente, isso também influenciará em sua imagem, fazendo com que se torne mais conhecida e procurada por outros alunos.
Ajuda a formar o melhor corpo docente
Naturalmente, para preparar os estudantes para os testes de proficiência, a escola de idiomas deve contar com os melhores professores.
Portanto, a instituição de ensino deve ser mais exigente em seus processos seletivos e oferecer oportunidades de capacitação, pois precisa atender às orientações dos órgãos aplicadores.
É uma melhoria que impacta o negócio de todas as formas e proporciona ganhos para alunos, famílias e professores.
Estimula parcerias
Provavelmente, existem escolas de idiomas pequenas em sua região que não conseguem aplicar exames de proficiência.
Por meio de uma parceria vantajosa para ambas as partes, essas instituições de ensino podem encaminhar seus alunos para que eles também conquistem suas certificações.
Essa é uma maneira de aumentar os lucros do seu negócio, além dos ganhos extras que ele já terá por conta dos pontos que explorarmos nos tópicos anteriores.
Tem dúvidas sobre como funciona um teste de proficiência e como oferecê-lo em sua escola de idiomas? Entre em contato conosco para saber mais.